O projeto da fundação de uma escola foi um dos grandes ideais na vida da Pedagoga Dagmar Reis Barros. Apoiada pelo incentivo de Cecília Carvelo (in memorian), Antônia Costa e pelos colaboradores João Alves de Carvalho, Juvenil de Freitas, Mara Alves de Carvalho e Rotary Club de Trindade, teve início a realização do projeto.
Vencidos os primeiros obstáculos no dia 09 de abril de 1975, inaugura-se a Escola. Por destinar-se a educação de crianças de 03,04 e 05 anos, recebeu o nome de “Escola Infantil Pinguinho de Gente.”
No corpo docente, como fundadora da escola, de início, Dagmar foi diretora e teve como primeiras professoras Maria das Dores Silva Costa, Maria de Cássia Reis e Raquel Evangelista. A gotinha sorridente que representa a face familiar de o Pinguinho de Gente, traduz com fidelidade a face marota da criança feliz, cuja inspiração se deve a Eddie Esteves Pereira, que por verdadeira competência e inspiração, soube interpretar o que seria o dia-a-dia de ensinamentos com disciplina e amor.
O hino da Escola, letra e música foi composto por Elisa Lanna Drumond de Andrade,10 anos mais tarde e que também retrata um pouco da vida escolar. E a direção está sob a responsabilidade da Fonoaudióloga Celeste Lima de Oliveira Pimentel, funcionária que presta serviços a esta escola a 33 anos.